terapia ocupacional

Para se ocupar de independência

A Terapia Ocupacional atua quando uma condição de saúde afeta o desempenho do indivíduo, em qualquer fase da vida, através do envolvimento em atividades significativas, com o objetivo de lhes proporcionar o máximo de funcionalidade e de independência nas ocupações em que desejam participar.
Entende-se por “ocupação” tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si próprio (autocuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento na sua comunidade (produtividade). Neste sentido, o terapeuta ocupacional intervém nas situações que comprometam ou coloquem em risco um desempenho ocupacional satisfatório.

A Terapia Ocupacional vai para além de qualquer diagnóstico. A intervenção é pensada de uma forma holística de modo a melhorar, manter ou promover o desenvolvimento de diversas competências: motoras, cognitivas, percetivo-sensoriais, sociais e emocionais, através do treino de atividades de vida diária, do brincar, de modificações do contexto ou da rotina, de estratégias a pais e cuidadores, etc.
Os Terapeutas Ocupacionais podem atuar em diversas áreas de intervenção com pessoas de todas as idades e em diferentes contextos. O seu objetivo prende-se sempre com a promoção da funcionalidade, autonomia e independência de modo a melhorar a qualidade de vida, bem-estar e participação.
No entanto existem condições de saúde que pelas suas consequências físicas, cognitivas, sensoriais, sociais evidenciam a necessidade da intervenção de um Terapeuta Ocupacional.

Crianças
  • Paralisia cerebral;
  • Atraso global de desenvolvimento;
  • Hiperatividade e défice de atenção;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Síndrome de Down;
  • Perturbação do Espectro do Autismo;
  • Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento;
  • Perturbações disruptivas do comportamento;
  • Condições ortopédicas;
  • Baixa visão;
  • Dificuldades na escrita;
  • Lesão do Plexo Braquial;
  • Dificuldades nas Atividades de Vida Diária, como vestir, comer, tomar banho, idas à casa de banho;
  • Disfunções de Integração Sensorial (problemas de coordenação motora, equilíbrio, motricidade global e fina; reações exacerbadas com determinadas sensações táteis, vestibulares, visuais, auditivas, olfativas; seletividade e recusa alimentar).
Adultos e Idosos
  • Fratura;
  • AVC;
  • Traumatismo Crânio-Encefálico;
  • Lesões vertebro-medulares;
  • Lesão do plexo braquial;
  • Doença de Alzheimer;
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose Múltipla;
  • Esclerose Lateral Amiotrófica.
INTERVENÇÃO
  • Treino para a promoção de independência nas AVD´s (Atividades de Vida Diária);
  • Estimulação através do brincar;
  • Desenvolvimento de competências motoras e práxis, sensoriais, cognitivas e sociais;
  • Ensino de estratégias aos cuidadores, pais, professores;
  • Integração Sensorial;
  • Posicionamentos e reeducação funcional;
  • Atribuição, treino e adaptação de produtos e tecnologias de apoio;
  • Modificação do meio ambiente e eliminação de barreiras arquitetónicas.